Transtorno de Humor Bipolar na Infância e Adolescência

O Transtorno de Humor Bipolar é uma doença causada por vários fatores, em jovens pode ser uma doença devastadora associada a resultados psicossociais deficientes e suicídio, frequentemente o diagnóstico é tardio devido à sua complexidade. Quando início na infância seu prognóstico pode ser pior devido interferências importantes de desenvolvimento e circunstâncias de vida difíceis.

Cerca de 0,3 A 0,5%  dos adultos se lembram do início do transtorno na infância antes dos 10 anos e mais de 60% antes dos 18 anos.  Um filho de um pai afetado tem 10 vezes mais risco de desenvolver a doença. O diagnóstico aumentou substancialmente baseado na irritabilidade de humor e explosões comportamentais.

Os Transtornos de Humor se originam de um neurodesenvolvimento defeituoso, uma vulnerabilidade genética que se relaciona principalmente com a forma como nosso cérebro reage a vários fatores de estresse ambientais. Soares, 2008.

Segundo Dumas 2011, os Transtornos de Humor se manifestam por mudanças marcantes ou prolongadas das emoções da criança ou do adolescente, a qual se caracteriza por um humor em que a depressão e desespero predominam e, frequentemente, por falta de interesse acentuada e por queda geral no nível de atividade ou, ao contrário, por agitação maníaca. Os sintomas afetam o funcionamento da criança e do adolescente e perturbam suas relações com o meio. A irritabilidade, a desvalorização ou a culpabilidade, a agitação ou desaceleração psicomotora e a falta de energia estão entre os mais significativos.

O TB pode ser difícil de diagnosticar devido a sobreposição de sintomas com outros transtornos da infância, como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade-TDAH, Transtorno Opositor Desafiador-TOD, Depressão Unipolar e Ansiedade.

O Tratamento é psiquiátrico-medicamentoso, em conjunto com a Terapia Cognitivo Comportamental para ensinar o jovem a manejar melhor os acontecimentos estressantes de sua vida -técnicas de solução de problemas, treino de habilidades sociais- melhorar a comunicação, avaliação do risco de suicídio, devido a desesperança (visão negativa e derrotista quanto ao futuro), entre outros.

TB é uma doença psiquiátrica crônica e grave, quanto mais precoce o diagnóstico mais cedo inicia-se o tratamento adequado e melhor será o prognóstico.

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest