Terapia Cognitivo Comportamental: você sabe o que é?

Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma das abordagens, dentro da Psicologia, mais indicada pelos Psiquiatras para tratamentos de transtorno de ansiedade e depressão.
Ela é uma abordagem terapêutica estruturada, diretiva e com metas claras, definidas pelo psicólogo e paciente com foco no momento presente.

A TCC parte do princípio de que a forma como o indivíduo interpreta as situações da vida afeta suas emoções e seus comportamentos. Assim, é a forma como cada pessoa vê, sente e pensa com relação a uma situação que leva a emoções desconfortáveis e comportamentos disfuncionais.

Essa abordagem tem como objetivo principal identificar padrões de comportamento, pensamento, crenças e hábitos que estão na origem dos problemas e através de técnicas específicas, alterar esses padrões para respostas mais adaptativas. Por meio da modificação de pensamentos disfuncionais e seus significados é possível alterar as emoções e comportamentos de forma permanente.

Diferente de outras abordagens da Psicologia, na TCC o terapeuta tem um papel ativo, colaborativo e educativo. Cabe a ele psicoeducar e preparar seus pacientes, através de técnicas e atividades de casa, com o objetivo de mudar os pensamentos e crenças enraizadas trazendo melhoria no funcionamento emocional e comportamental do paciente.

Através desse processo o paciente é capaz de identificar diversos pensamentos disfuncionais e suas distorções cognitivas (interpretação errada de uma situação) e com isso, é capaz de buscar maneiras mais positivas para lidar com a situação.

Essa capacidade de criar pensamentos alternativos mais adaptativos no lugar de pensamentos que causam sofrimento é chamada de flexibilidade Cognitiva e é uma prática diária dentro das sessões de psicoterapia cognitivo comportamental. Assim, o paciente é capaz de criar soluções positivas para as situações da vida e ainda fortalecerá suas habilidades e capacidade de resiliência.

Enfim, a TCC é indicada tanto para tratamentos de diferentes transtornos psicológicos e emocionais, como também
para transtornos psicossomáticos, alimentares, fobias, traumas, estresse, dependência química, autoconhecimento, desenvolvimento humano e saúde mental.

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Faça seu agendamento
pelo WhatsApp