Pense Magro durante a quarentena

Há alguns dias fomos surpreendidos com a pandemia do CORONAVÍRUS no mundo, fator este que provocou mudança de hábitos na rotina de nós brasileiros.

Vamos falar de Ansiedade e seus fatores de risco para a saúde emocional e física, ou seja, a significativa importância de PENSAR MAGRO neste momento de quarentena.

A Ansiedade é um estado emocional secundário ao medo, o indivíduo antecipa uma situação futura de perigo pessoal, imprevisível e incontrolável e que são percebidos como uma ameaça a sua integridade vital. A Ansiedade pode ser manifestada de diversas maneiras, como sintomas: físicos, cognitivos, comportamentais e emocionais. Entre os sintomas cognitivos, por exemplo: o medo de perder o controle, o medo do contágio de uma doença, como COVID-19, o medo de morrer.

Neste momento, é normal se sentir nervoso e com medo, o importante é saber identificar os pensamentos que levam ao medo e que geram ansiedade, pois quando ansiosos tendemos a cometer uma série de distorções de pensamentos e permanecemos concentrados em ameaça e perigo, ou seja, num estágio de alerta, o que acarreta em comportamentos exagerados, como o ato de comer (fome emocional), demonstrando tendência a comer pelo nosso estado emocional, como: estresse, ansiedade, depressão, e não por nossas necessidades fisiológicas- a fome física.

Neste período de quarentena, também é necessário que tenhamos rotina: momentos para o trabalho e cursos online, fazer coisas que gostamos, como ouvir uma boa música, assistir filmes e aquelas séries favoritas, aderir a técnicas de respiração e meditação, realizar alongamentos e atividades físicas, e hábitos de alimentação saudável, também é momento de apreender aquela receita nova e desfrutar com a família, cuidando assim da saúde emocional e física.

A Terapia Cognitivo Comportamental entre muitas técnicas, sugere o diário alimentar para nos ajudar a refletir sobre nossas emoções e comportamentos, como também PENSAR MAGRO neste momento de crise, afinal o foco é a SAÚDE.

Construa seu diário alimentar, nele você poderá registrar diariamente a quantidade dos alimentos e bebidas ingeridas, onde e com quem estava nos momentos das alimentações, os pensamentos antes de comer, as emoções, sentimentos e estratégias, as atitudes após alimentar-se. Estes registros auxiliarão nas reflexões diante dos exageros na rotina, a necessidade de regulação emocional, e hábitos mais saudáveis e mudança comportamental.

            Como também, PROCURE um psicólogo ONLINE que poderá auxiliá-los neste processo.

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Faça seu agendamento
pelo WhatsApp