Depressão! Quando não está tudo bem…

A Depressão (CID 10-F33) é considerada uma doença psiquiátrica crônica e recorrente.  Sua principal característica é a alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda.

A Depressão gera uma tristeza sem fim, perda de interesse generalizada, falta de ânimo e disposição, ausência de prazer, desesperança, baixa autoestima, culpa, distúrbios do sono e apetite, oscilações de humor e em muitos casos pensamentos suicidas.

Diferente da tristeza que sentimos frente aos acontecimentos difíceis e desagradáveis da vida, nas pessoas que sofrem com a Depressão a tristeza é constante e sem causa aparente. O humor mantem deprimido o tempo todo, todos os dias.

A Depressão pode apresentar sintomas físicos como problemas psicomotores, agitação, apatia, perda de energia, dificuldade de se concentrar, alterações da libido e em alguns casos comportamentos de risco e autodestruição.

Os sintomas da depressão podem variar de acordo com a gravidade do transtorno, a presença de condições associadas (ansiedade), sintomas obsessivos ou psicóticos e podem ser classificadas em três diferentes graus: leves, moderados e graves.

Não existe um exame capaz de confirmar que alguém está deprimido. O diagnóstico da depressão é clínico, feito pela análise das queixas do paciente, de sua história de vida e histórico familiar.

Em alguns casos o tratamento é feito apenas com Psicoterapia, mas em casos mais graves é necessário o acompanhamento médico e intervenção medicamentosa através de antidepressivos e estabilizadores de humor.

A Terapia Cognitivo Comportamental é a mais indicada entre os psiquiatras para o tratamento da Depressão por ser uma abordagem voltada para o presente e atua na cognição, emoção e comportamento.

Além do tratamento farmacológico e psicoterapia a atividade física pode ser um recurso importante para ajudar a reverter o quadro de Depressão.

Estima-se que em todo mundo mais de 350 milhões de pessoas sofrem de Depressão e é a principal causa de incapacidade. As mulheres são mais afetadas que os homens devido suas oscilações de humor e nos piores casos a Depressão pode levar ao suicídio.

Depressão não é brincadeira e muito menos frescura! É doença e tem tratamento!

Cuide-se!

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Faça seu agendamento
pelo WhatsApp