Como cuidar da saúde mental durante o isolamento

As consequências da pandemia do novo Coronavírus estão causando pressão psicológica e estresse em grande parte da população afetada. As incertezas provocadas pelo covid-19, os riscos de contaminação e a obrigação de isolamento social podem agravar ou gerar problemas mentais, segundo a OMS.

Frente ao desafio de conter o novo Coronavírus (Covid-19) o Brasil adotou diversas medidas como o fechamento do comércio, orientação do trabalho home office e o isolamento social onde manterá milhões de brasileiros isolados dentro de suas casas.

Neste período de isolamento, é fundamental para a saúde mental que o individuo tente manter o contato virtual com os amigos e familiares, busque por uma proximidade digital com e-mails, redes sociais, telefone, teleconferência e outros.

Nesta nova rotina é importante que as pessoas busquem manter seus objetivos e projetos em casa, se possível. Busque criar uma nova rotina para se manter ocupado em casa e em segurança.

Durante esse período de estresse e de tantas incertezas, para ajudar no controle de suas emoções, tente se envolver em atividades saudáveis, exercícios físicos, sono regular e busque por atividades que tragam prazer e relaxamentos, coisas que gosta de fazer, mas a muito tempo não fazia.

 Os cuidados com a alimentação e hidratação também são essenciais no cuidado com a saúde em geral.

Sobre o acompanhamento das notícias sobre o surto, busque informações apenas uma vez por dia para evitar o bombardeio desnecessário de informações. Uma enxurrada constante de notícias pode levar qualquer pessoa à preocupação. Siga as notícias confiáveis e evite boatos e “fake News” que vão somente causar mais desconforto e ansiedade.

Em tempos de tanto medo, crie oportunidades para ampliar histórias positivas e úteis de pessoas que superaram alguma doença, inclusive o Covid-19.

Por fim, este isolamento nos leva a um olhar para nós mesmos, apenas através do autocuidado podemos cuidar e proteger aqueles que mais amamos!

Se cuide! Fique em casa por você, por nós e por todos!

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Faça seu agendamento
pelo WhatsApp